Produtos
Propostas Adicionais






Língua Estrangeira — Inglês — Educação Infantil
A Coleção English Party chegou para trazer às crianças da Educação Infantil a possibilidade e o encantamento da descoberta de um mundo novo. Com um material dinâmico e interativo, o professor compartilha experiências e significados com seus alunos, estimulando o aprendizado de forma divertida.

A coleção é dividida em três livros anuais que proporcionam experiências inovadoras de comunicação na vida dos pequenos estudantes. Cada série apresenta temas do cotidiano, estimulando a curiosidade e o prazer de aprender uma nova cultura.

Material do aluno
Infantil 3 a 5 anos
Série Jelly Beans – 3 anos: aborda o vocabulário do universo infantil por meio de temas como saudações, família, identificação das partes do rosto, brincadeiras e animais de estimação.

Série Balloons – 4 anos: com novos temas, propõe novas situações do uso da língua estrangeira, relembrando e aprofundando conhecimentos adquiridos. Aborda temas como sentimentos, números, corpo humano, animais da fazenda e horta.

Série Marshmallow – 5 anos: amplia os vocabulários, trazendo perguntas e expressões em inglês. Em uma proposta de conteúdos espiralados, retoma os conhecimentos das séries anteriores em novos contextos e sugere situações desafiadoras que estimulam o uso da língua inglesa na sala de aula.

Bookcase: para organizar adequadamente o material do aluno com muita praticidade.






Material do professor
Teacher’s Manual: dicas de abordagens específicas para o trabalho com crianças da Educação Infantil e orientações página a página, com miniaturas das páginas do Student’s Book e do Support Material e as traduções das músicas trabalhadas, facilitando o planejamento do professor.

Flashcards: por meio de cartões interativos e destacáveis, os professores permitem aos alunos associar imagens e vocabulário de uma maneira descontraída e divertida.

CD de Listening: diálogos, vocabulários e músicas disponíveis em CD.

Bookcase: para organizar adequadamente o material do professor com muita praticidade. O professor também recebe o Student’s Book.










Língua Estrangeira — Inglês — Ensino Fundamental — 1º ao 5º ano

O Sistema Educacional Família e Escola oferece como opção para o ensino de Língua Estrangeira Moderna um material estruturado que visa introduzir o ensino da Língua Inglesa para as crianças do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Serão oferecidas 40 horas/aula de formação presencial para o grupo de professores específicos da área, desde que estes tenham domínio da língua em questão.




Valorização Regional
Livros regionais de História e Geografia
4º ano
É a partir da realidade local e da diversidade de cada estado que o livro de História e Geografia regionais busca oferecer ao aluno a possibilidade de compreender melhor a sociedade em que se vive, articulada com o panorama geral de sua região e do Brasil.

O enfoque sobre as questões específicas de cada estado contribui para que o aluno se perceba, também, como um agente transformador para um ambiente melhor e com qualidade de vida.











Temas de urgência social — Ensino Fundamental
A Coleção Além da Escola destinada ao Ensino Fundamental do 1.º ao 9.º ano aborda temas de urgência social. Esta estrutura proporciona versatilidade, permitindo à escola adotar as temáticas de acordo com sua necessidade. Além disso, pode ser uma solução para transformar a escola de tempo Integral em um espaço rico para o desenvolvimento da cidadania por meio de projetos relacionados às práticas sociais.

Material do aluno e do professor
1º ao 9º ano

Um, Dois, Três e Já!
Educação Física
Contribui com a prática pedagógica do professor de Educação Física, permitindo que o aluno vivencie diferentes práticas corporais vindas das mais diversas manifestações culturais, tais como danças, esportes, lutas, jogos e ginástica.





Além das Notas
Educação Musical
Proporciona a ampliação da sensibilidade e do repertório musical, além de inserir os elementos fundamentais da linguagem musical. Privilegia as atividades envolvendo composição, apreciação e interpretação musical de uma maneira acessível à compreensão de cada faixa etária, com músicas disponíveis em CD.









Eu, Você e Tudo Que Existe
Educação Ambiental
Facilita a conscientização dos alunos sobre o seu papel e suas responsabilidades em relação ao meio ambiente, abordando a interação do ser humano com a natureza. As atividades e os projetos envolvem a comunidade, possibilitando o exercício de atitudes e a formação de valores.






Que Negócio é Esse?
Empreendedorismo
Desperta o espírito empreendedor do aluno por meio da análise da realidade local, percebendo as oportunidades para o desenvolvimento individual de forma que contribuam para a evolução do coletivo.






Meu Brasil Brasileiro
Turismo
Capacita os alunos a identificar os elementos associados ao turismo no lugar onde vivem: pontos de interesse de visitação (histórico, artístico, ambiental), redes de transporte e estrutura de recepção dos turistas. Propicia um conhecimento sobre diferentes culturas do Brasil e do mundo.






Gente Fina Não Buzina
Educação para o Trânsito
Visa a formação do cidadão consciente por meio do conhecimento de todos os elementos que compõem o trânsito, dos direitos e deveres dos pedestres, motoristas e agentes de trânsito. A fi nalidade é estimular a preservação da vida e do meio ambiente.













Educação Musical — 1º ao 5º ano
A coleção Caminhos Musicais é destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo principal é ensinar música por meio da voz e da audição participativa, em uma abordagem temática que sugere o diálogo com outros campos do conhecimento.

Livro do aluno:
Consiste em um livro para cada ano, cujos conteúdos partem do estudo das propriedades do som, para os elementos da música e seus contextos. Contém letras de canções, textos interativos, atividades de audição, audiopartituras, partituras rítmicas e encartes de jogos. As aulas solicitam que os alunos também componham, registrem e toquem como meios de desenvolver sua performance artística. As atividades casa-escola ajudam a ampliar conteúdos e a compartilhar o aprendizado com familiares e amigos, além do "Cantinho dos pais e familiares" para o acompanhamento dos caminhos musicais vivenciados pelos filhos!

Material do professor:
Consiste em um livro para cada ano, com textos que orientam o uso do material, detalham cada uma das propostas de aula e oferecem observações sobre assuntos importantes. Cada livro do professor é acompanhado de um CD com repertório musical originalmente composto e gravado para a coleção, primando pela qualidade dos timbres e arranjos nas canções. Um glossário, um roteiro com sugestões de músicas para apreciação e os encartes de cada ano escolar contribuem, junto com as vídeoaulas, para que a educação musical una técnica, musicalidade e beleza!

São oferecidas 40 horas/aula de formação presencial para o grupo de professores que utilizarão esta coleção.







Educação Financeira — 5º ano
É uma proposta de Educação Financeira que busca melhorar a qualidade de vida dos alunos e de suas famílias por meio de conteúdos e ferramentas que contribuem, na prática, para o planejamento e equilíbrio da vida econômica. Visa, também, estimular o consumo consciente, importante para a sustentabilidade.












Descritores
5º e 9º ano
Os Descritores Prova Brasil são cadernos de atividades voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades que permitem a revisão dos conteúdos do material didático de forma crítica. Além disso, oferece subsídios para que o aluno tenha sucesso em avaliações como o SAEB e a Prova Brasil.

Traz uma série de exercícios dos principais exames nacionais das áreas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Naturais, com orientações metodológicas específi cas para a mediação pelo professor em sala de aula.

Descritores Prova Brasil Ensino Fundamental – Anos Finais – 5.º ano
(Língua Portuguesa/Matemática/Ciências Naturais)
Descritores Prova Brasil Ensino Fundamental – Anos Finais – 9.º ano
(Língua Portuguesa/Matemática/Ciências Naturais)





Sistema de avaliação SEFE
O sistema de avaliação SEFE é um instrumento de diagnóstico da aprendizagem e de gestão da qualidade educacional.

A avaliação proposta se utiliza de procedimentos metodológicos formais e científicos para coletar e sistematizar dados e produzir informações sobre o desempenho dos alunos, em Língua Portuguesa e Matemática, do 1º ao 5º ano, de escolas municipais de Ensino Fundamental, bem como correlacionar esses desempenhos com as condições intra e extraescolares a eles associadas. Para avaliar o desempenho educacional dos alunos, em Língua Portuguesa e Matemática, foram estruturadas avaliações com itens objetivos de múltipla escolha e itens de resposta construída pelos alunos, conforme especificação das competências e habilidades das matrizes de referência curricular do INEP/MEC, bem como os Direitos de Aprendizagem.

Metodologia utilizada para implantação

Para a implantação do sistema de avaliação são utilizados dois procedimentos básicos:

1. Aplicação do caderno de avaliação, por aluno, no início e/ou final de cada ano de escolaridade, com banco de itens elaborado nas concepções do sistema nacional de avaliação (Taxonomia de Bloom e TRI).

2. Implantação do sistema informatizado com duas ferramentas: o website, que permite a realização da inscrição dos alunos e das escolas para a avaliação e o software, que permite a emissão de Relatórios Automáticos (tabelas e gráficos) e Parecer Descritivo Analítico da Avaliação por área, descritor, turma, ano, escola e rede de ensino.

Sistematização do produto

- Avaliação na áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
- Análise quantitativa e qualitativa do desempenho educacional por área, descritor, turma, ano, escola e rede de ensino.
- Proficiência por turma, ano, escola e rede de ensino.
- Direcionamento da formação continuada frente às possíveis fragilidades observadas.
- Adoção de ações pontuais e menos generalistas dentro da rede de ensino.

Resultados

- Melhor definição no planejamento da formação continuada, com reflexão mais aprofundada dos processos de ensino e de aprendizagem.
- Reflexão quanto ao resultado/produto do trabalho oferecido à sociedade pela Rede Municipal de Ensino.