Serviços
Assessoria pedagógica
(professores, gestores, equipes das Secretarias de Educação)

Para implantação do Sistema nas escolas, o Sefe desenvolveu uma estrutura de assessoria pedagógica que consiste em várias ações que se iniciam no contato com a equipe da Secretaria de Educação, quando se faz uma análise da proposta educacional do município em relação ao que é desenvolvido pelo Sistema seguido de cursos, palestras, visitas técnicas, entre outros.

A formação continuada consiste em:

Formação presencial
• Cursos com enfoque teórico e desenvolvimento de atividades práticas (40 horas/aula) – realizados durante o ano letivo para o corpo docente das escolas, ministrados pelos próprios autores e/ou docentes por eles indicados. Nestes cursos serão trabalhados encaminhamentos metodológicos da proposta, planejamento, critérios de avaliação e atividades dos livros dos alunos, como forma de capacitação para melhor utilização dos materiais e encaminhamento da ação pedagógica dos profissionais da educação do município.

• Curso específico para gestores escolares (40 horas/aula) – com o intuito de aprofundar as discussões sobre a ação educativa, orientar (diretores, coordenadores e pedagogos) no desenvolvimento de suas atribuições e acompanhar efetivamente a utilização do material e o desenvolvimento das ações sugeridas nos assessoramentos que o Sistema oferece ao município.

• As visitas técnicas são realizadas nas escolas por um profissional do Sistema, com o objetivo de verificar o desenvolvimento da proposta educacional, avaliar resultados das ações e viabilizar ações que venham a contribuir para a melhoria constante de sua implementação.

Formação a distância
Formação de professores e gestores via internet, desenvolvida por meio da plataforma “JORNADA EAD”, constante do Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC/SEB).

Cursos oferecidos pelo Sistema:

Fundamentos para o trabalho na Educação Infantil (40 horas):
• Princípios orientadores do trabalho pedagógico
• A Educação Infantil e o desenvolvimento humano
• Proposta pedagógica para a Educação Infantil

Família e escola: juntas na tarefa de educar (40 horas):
• Identificação do papel da família na legislação brasileira
• A escola e sua relação com a família
• Cognição e aprendizagem

Os alunos são orientados por um tutor e, obtendo aproveitamento final igual ou superior a 70%, recebem certificado no final do curso.


As inscrições são realizadas no Portal Educacional Cidade Educação por meio de CPF previamente cadastrado.